Fisiopatologia glândulas salivares, intestino, estômago.
- Estomatite: inflamação da boca, pode decorrer de agentes físicos: radioterapia, traumas mecânicos – próteses mal adaptadas -, agentes químicos: radioterápicos, e agentes biológicos: vírus (herpes vírus), fungos (cândida sp) e bactérias (streptococcus staphylococcus).
- Radioterapia e quimioterapia em geral causam estomatite porque os tratamentos antineoplasicos são direcionados a células cancerosas para impedir a replicação das células cancerosas e mata-la, só que a mucosa oral é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado ele é um epitélio que esta toda hora se replicando (se renovando) então quando alguma coisa impede a renovação desse epitélio acaba causando uma estomatite.
Individuo que faz quimioterapia e desenvolve essas lesões é chamado de mucosite (inflamação das mucosas).
- Tumores da cavidade oral: Benignos e malignos.
-Tumores benignos: não tem atipias celulares, não dão metástase e uma vez retirado a pessoa fica curada.
Papiloma: que é causado pelo hpv e esta relacionado ao papiloma vírus humano (possui vários tipos – alguns estão correlacionados com doenças sexualmente transmissíveis – mas nem todos). Causa lesão de tipo verrugosa - verrugas cutâneas. Fibroma: tumor benigno composto de tecido fibro conjuntivo – sintetizado por fibroblasto. Alguns podem ser desencadeados por próteses ou aparelhos bucais inadequados.
Hemagioma: tumor benigno composto de vasos sanguíneos. Tem aspecto mais avermelhado.
- Tumores malignos:
Carcinoma de células escamosas/ carcinoma espinocelular ou epidermoide: se origina no epitélio escamoso – boca e lábios são revestido por epitélio de tipo escamoso: pavimentoso estratificado não queratinizado – a queratina se encontra na pele. É o sétimo tumor mais frequente de todas as neoplasias. A grande maioria dos casos é desencadeada pelo tabagismo, o álcool também, principalmente a associação dos dois. Outra coisa