fisiopatologia do cancer demama
1054 palavras
5 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SÃO PAULOEnfermagem 6° semestre
CENTRO CIRURGICO
ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas
Profa.
SÃO PAULO
2014
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Enfermagem 6° semestre
NOME: INAIÁ ALVES MARQUES RA:3766726272 NOME: RITA DE CASSIA DOS SANTOS RA:3766726272 NOME:NEUSA ALVES SOUZA RA:1299764040
NOME: FERNANDA F. ARGÔLO RA:1299764040
CENTRO CIRURGICO
ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas
Profa.
São Paulo
11/09/2014
CIRURGIAS CARDÍACAS MAIS COMUNS
Até o fim da Segunda Guerra Mundial, mexer no coração era um tabu que poucos ousavam desafiar. Para ter uma ideia, em 1925, na Inglaterra, dois médicos operaram a válvula mitral de um paciente e por isso foram perseguidos pela Academia Real de Medicina daquele país.
Terminada a Segunda Guerra, Dwight Harkin, médico cirurgião do exército americano na Europa, voltou para Filadélfia com enorme experiência em ferimentos cardíacos. Daí em diante, o coração passou a ser encarado sob outro prisma. Antes de Harkin, era visto como uma víscera comum, semelhante ao estômago ou ao intestino, embora se soubesse que, maltratado técnica e taticamente, deixaria de funcionar e o indivíduo morreria. Consequentemente, ninguém se atrevia a propor inovações e a cirurgia cardíaca foi a última especialidade cirúrgica a desenvolver-se.
No entanto, quando tomou impulso, os resultados foram surpreendentes. Em 1968, por exemplo, foi realizado o primeiro transplante cardíaco. Em se tratando de troca de órgãos, apenas os rins já haviam sido substituídos anteriormente. Na década de 1970, mais um avanço: indivíduos viveram anos depois de ter recebido um coração mecânico.
Cirurgia cardiovascular
É a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.
Dentre as