fisiopatologia da dengue
32: 15-20, jan./mar. 1999
Simpósio: VIROLOGIA MÉDICA I
Capítulo I
PATOGENIA DAS INFECÇÕES PELOS VÍRUS DO DENGUE
PATHOGENESIS OF DENGUE VIRUS INFECTIONS
Luiz Tadeu M. Figueiredo
Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
CORRESPONDÊNCIA: Prof.Dr. Luiz Tadeu M. Figueiredo – Unidade Multidepartamental de Pesquisa em Virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Campus da USP – CEP: 14049-900 - Ribeirão Preto - SP – Brasil. E-mail: ltmfigue@fmrp.usp.br
FIGUEIREDO LTM. jan./mar. 1999.
Patogenia das infecções pelos vírus do dengue. Medicina, Ribeirão Preto, 32: 15-20,
RESUMO: Neste trabalho de revisão, analisam-se aspectos das infecções primárias e secundárias pelos vírus do dengue, ressaltando a resposta imune benéfica, que impede a reinfecção e a resposta imune que facilita a entrada dos vírus do dengue em macrófagos e que é parte importante no mecanismo fisiopatológico do dengue hemorrágico. Esta forma de dengue é conseqüência de uma anômala resposta imune, envolvendo leucócitos, citocinas e imunocomplexos, causando aumento da permeabilidade por má função vascular endotelial, sem destruição do endotélio, com extravasamento de líquidos para o interstício, causando queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, associadas a trombocitopenia.
UNITERMOS:
Dengue; fisiopatologia. Vírus do Dengue.
Após serem inoculados através da picada do mosquito, os vírus do dengue fazem uma primeira replicação em células musculares estriadas, lisas e fibroblastos, bem como em linfonodos locais. Seguindo tal multiplicação, tem início viremia, disseminando-se por todo o organismo. Os vírus podem circular livres, no plasma ou no interior de monócitos/ macrófagos(1). Sabe-se que os vírus do dengue têm tropismo por essas células fagocitárias, as quais são os maiores sítios de replicação viral(2, 3).
Os sintomas gerais do dengue com febre