Fisiologia
1 - SISTEMA ENDÓCRINO
O sistema endócrino, assim como o sistema nervoso, regula quase todos os sistemas corporais. Enquanto no sistema nervoso a comunicação se faz por meio de sinais nervosos, no endócrino a comunicação se faz por sinais químicos, através de substâncias chamadas hormônios. Os hormônios regulam os processos metabólicos. O termo metabolismo, que significa mudança, é usado para referir-se a todas as transformações químicas e de energia que ocorrem no corpo. O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, aquelas sem ductos ou canais, que liberam os hormônios produzidos diretamente na corrente sanguínea. As principais glândulas endócrinas serão descritas abaixo.
1.1 - HIPÓFISE
A hipófise é uma pequena glândula, medindo cerda de 1 cm. Ela faz parte do hipotálamo e está ligada ao cérebro pelo infundíbulo. É constituída por três porções: hipófise anterior ou adeno hipófise; hipófise intermediária e hipófise posterior ou neuro hipófise. A hipófise anterior sintetiza e libera pelo menos seis hormônios importantes:
• Hormônio do crescimento (GH): está envolvido no controle do crescimento do corpo;
• Hormônio adenocorticotrópico (ACTH): possui ação estimulante do córtex da glândula supra-renal;
• Hormônio tireo estimulante (TSH): estimula a atividade da glândula tireóide;
• Hormônio folículo estimulante (FSH): estimula o crescimento e a secreção de estrógenos nos folículos ovarianos e a espermatogênese nos testículos;
• Hormônio Luteinizante (LH): induz a produção de progesterona pelo corpo lúteo;
• Prolactina (LTH): tem efeito sobre as gônadas ovarianas e glândulas mamárias, estimulando a secreção de progesterona, induzindo assim, a produção de leite pela mama.
A hipófise intermediária é responsável pela produção de: • Hormônio melanócito