Fisiologia
Contração do Músculo Esquelético
FISIOLOGIA
CONTRAÇÃO DO MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3
Prof. Esp. Rivaldo Lira Filho
INTRODUÇÃO Cerca de 40 % do corpo é composto por músculo esquelético. 10% por músculo liso e cardíaco OBJETIVOS Os mecanismos de contração do músculo esquelético.
Estriado esquelético
Estriado cardíaco
Liso
Miócitos longos, multinucleados (núcleos periféricos). Miofilamentos organizam-se em estrias longitudinais e transversais. Contração rápida e voluntária
Miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Células alongadas, irregularmente ramificadas, que se unem por estruturas especiais: discos intercalares. Contração involuntária, vigorosa e rítmica.
Miócitos alongados, mononucleados e sem estrias transversais. Contração involuntária e lenta.
ANATOMIA FUNCIONAL DO MÚSCULO ESQUELÉTICO
A distribuição e localização das fibras musculares – cada extremidade está presa a fortes feixes de tecido conjuntivo chamados tendões – permite que os músculos movimentem diferentes partes de um animal, estando essas presas a um osso ou a outra estrutura, causando o encurtamento da fibra. Os músculos esqueléticos são formados por numerosas fibras. Na maioria dos músculos, as fibras se estendem por todo o comprimento do músculo Cada fibra é inervada por apenas uma terminação nervosa.
A fibra muscular esquelética
As células musculares são multinucleadas, e cada grupo dessas células recebe o nome de fibra muscular – cada fibra muscular é composta por várias subunidades paralelas chamadas miofibrilas, constituídas por repetições de unidades denominadas SARCÔMEROS – essas são as unidades funcionais do músculo estriado.
Anatomia do músculo
A fibra muscular esquelética
Sarcolema
- É a membrana da fibra muscular. Sarcoplasma – líquido intracelular onde ficam suspensas as miofibrilas (K+, Mg, P, enzimas, grande nº. de