Fisiologia
Nariz: O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que está revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal, formado por osso (vômer e etmoide) e cartilagem, separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas e poeira que poderiam ser inaladas. A cavidade nasal contém células receptoras para olfato. A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos em direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina. A cavidade nasal contém várias aberturas de drenagem, pelas quais os muco dos seios paranasais é drenado.
Traquéia: O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por vinte anéis cartilaginosos incompletos posteriormente, denominados cartilagens traqueais. Internamente a traquéia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranho. Inferiormente, a traquéia se bifurca, dando origem aos dois brônquios principais: direito e esquerdo. Aparte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência antêro-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar e separar para os dois brônquios.
Faringe: Se situa logo atrás das cavidades nasais e logo á frente ás vértebras cervicais. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
Ela é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A porção superior da faringe, denominada nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A parte média da faringe a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se ao palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem