Fisiologia
Chama-se PPSE a um impulso do qual resulta o aumento do potencial de repouso sem que ocorra um potencial de acção mas que facilita a sua ocorrência. Assim, ocorre um PPSE sempre que a membrana sofre uma pequena despolarização (abertura dos canais de Ca+ ou Na+, permitindo a respectiva entrada).
Porém, na transmissão sináptica também pode ocorrer a abertura dos canais de K+ ou Cl+, ou ainda o bloqueio da entrada de Ca+ ou Na+, o que leva a ma hiperpolarização da membrana com o aumento da carga negativa no interior da célula. Este fenómeno denomina-se PPSI, já que dificulta ou torna menos provável a ocorrência de um potencial de acção.
O PPSE devido à actividade de um só botão sináptico é pequeno, mas as despolarizações produzidas por todos os botões activos são somadas, e se atingirem o limiar da despolarização ocorre um potencial de acção.
A soma pode ser espacial ou temporal. Quando a actividade ocorre em mais do que um botão sináptico ao mesmo tempo, há soma espacial e diz-se que a actividade de um botão facilita a actividade de outro até atingir o nível de disparo. A soma temporal ocorre se estímulos repetidos causarem novos PPSE, antes que os PPSE anteriores tenham regredido.
Durante o PPSI a redução da excitabilidade da célula nervosa é atribuída ao afastamento do potencial da membrana ao nível de disparo. Consequentemente, mais actividade excitatória é necessária para atingir o nível de disparo.
1- Explique como se processa a recepção dos estímulos de dor e como essas sensações se propagam até ao córtex somestésico.
Os receptores responsáveis pela percepção da dor são os nocireceptores. Estes classificam-se em dois grupos: os nocireceptores polimodais, que respondem a estímulos variados, como os mecânicos, térmicos ou químicos de elevada intensidade e os nocireceptores mecanossensíveis, que respondem exclusivamente a estímulos mecânicos de