fisiologia
Disciplina: Fisiologia II
1ª aula – 09.08.2012
Sistema Cardiovascular
1. Introdução
Importância do sistema cardiovascular:
1.1. Transporte de gases:
Oxigênio= sendo a maior parte ligada à hemoglobina (oxihemoglobina – 97%). A outra parte é transportada livre no plasma – 3%. Dióxido de carbono= maior parte transportada no sangue na forma de bicarbonato.
O2 + H2O (anidrase carbônica) -> H+ + HC03- (bicarbonato sai da hemácia em troca de íon cloreto e é transportado livre no plasma). Outra parte é transportada combinada com a hemoglobina (carboaminohemoglobina- 23%). E o restante está livre no plasma 7%.
1.2. Transporte de nutrientes, metabólitos e dejetos:
O LEC circula nosso corpo e forma o meio interno do corpo. As células do corpo estão “mergulhadas” no LEC. O LEC é formado pelo liquido intersticial e pelo plasma sanguíneo, logo ele tem que manter as condições para sobrevivência das células (levando nutrientes e oxigênio e removendo os produtos tóxicos e conduzindo os dejetos para órgãos excretores).
1.3. Transporte de hormônios:
Importante na sinalização endócrina.
1.4. Distribuição de calor:
A maior parte da produção de calor do nosso corpo está no tronco, devido a concentração da maior parte dos órgãos (vísceras).A célula produz calor na mitocôndria! Metabolismo alto: intestino, pulmão, fígado, coração. O calor é distribuído para a periferia do corpo através da circulação sanguínea.
CONTRACORRENTE: sangue vai para artéria e volta por veia – transporte de calor para o sangue que vem em direção ao tronco, evita perda de calor do corpo
(tronco).
Retorno venoso ao tronco:
Veias superficiais em dia frio= vasoconstrição, voltando por veias profundas...(preserva calor)
Veias superficiais em dia quente= vasodilatação, voltando por veias superficiais...(dissipa calor, mantendo a temperatura ideal).
1.5. Força hidráulica:
Força do sangue na prede dos vasos: