Fisiologia
1 – O fisiologista Claude Bernard, em seu Tratado de Medicina Experimental (1859), especificou as características do meio interno, suas funções e mecanismos de regulação. Bernard foi o pesquisador que chegou ao conceito de meio interno, o qual denominou “milieu intérieur” e que como característica fundamental tem a “fixitè”, isto é, que o meio interno é fixo. Realmente, não é fixo no sentido de rigidez, mas está permanentemente oscilando em torno de um valor normal de referência. Defina “Homeostase”e, em seguida, descreva (exemplificando) como o sistema cardiovascular exerce mecanismos homeostáticos.
2 – A membrana plasmática realiza importantes papéis na atividade celular. Cite 4 funções desempenhadas pela membrana celular.
3 – No desenho abaixo estão representadas duas substâncias “X” e “Y” separadas por uma membrana. A) Qual das duas setas (A ou B) indica um transporte ativo? B) Qual das setas indica transporte cuja força movente é representada pelo gradiente químico?
4 – Descreva as características do transporte ativo primário.
5 – Conceitue o “carreador” considerando sua função e sua natureza química. Quais mecanismos de transportes transmembranares necessitam deste recurso?
6 – A estrutura da membrana celular é composta, principalmente, de bicamada lipídica, com grande número de moléculas de proteína atravessando esta bicamada. Também existem moléculas de carboidrato presas às moléculas de proteína na face externa da membrana, além de moléculas adicionais de proteína em sua face interna. Analise as proposições e marque “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) A bomba de Na+/K+ ATPase apresenta importante participação na gênese do potencial de membrana.
( ) Há um excesso de cargas negativas na face externa e um excesso de cargas positivas na face interna da membrana de uma célula nervosa em repouso.
( ) Pressão ou estiramento, agindo sobre a membrana, não podem ter nenhum efeito