Fisiologia e Anatomia Básica
Introdução à Fisiologia: Celular e Geral
O “automatismo” da vida.
Em fisiologia nos ocupamos em compreender o funcionamento celular e do organismo como um todo, procuramos pela tentativa de compreensão do que significa a vida. O fato simples de estarmos vivos, por si foge ao nosso próprio controle, pois quando sentimos fome, nos alimentamos; quando estamos com frio, nos abrigamos e nos aquecemos; há uma força que nos une, nos rodeia, fazendo com que busquemos o outro, e a partir daí, há a reprodução, e então, novamente, VIDA.
Características gerais dos seres vivos.
O que nos diferencia de seres não vivos é: composição química complexa, organização celular, reações e movimentos, crescimento e reprodução, hereditariedade e variabilidade.
A partir de átomos que se unem, formam moléculas que pela complexidade e afinidade, unem-se para formar substâncias orgânicas e orgânulos; a endossimbiose de tais orgânulos formam as células, unidades morfofuncionais microscópicas que formarão tecidos, estes a órgãos, que para a manutenção da vida, trabalham em comunhão como sistemas integradores, que formarão um organismo complexo. Quando tais organismos se encontram e se reproduzem, formam populações, estas se unem para formar o biótopo, e assim um ecossistema e tudo o que nós conhecemos como esse imenso macro-organismo que é a Terra (biosfera).
Homeostasia.
Tal termo é empregado para designar a manutenção das condições básicas estáticas e/ou constantes no meio interno. Essencialmente, todas as células do corpo desempenham funções que ajudam a manter essas condições constantes.
Veremos agora em linhas gerais, como é o funcionamento do corpo na obtenção e na produção de energia, como ocorre o crescimento e a reprodução, bem como os processos de controle, transporte, regulação e remoção.
O Sistema Digestivo
Vamos identificar as áreas anatômicas do sistema digestório?
1 – Cavidade Oral;
2 – Orofaringe;
3 – Esôfago;
4 – Estômago;
5 – Intestino