fisiologia_sistema_nervoso
2524 palavras
11 páginas
INTRODUÇÃO AO ESTUDODA
FISIOLOGIA DI SISTEMA NERVOSO AUTONOMO
Fundamentos da organização morfo-funcional do SNA.
Obs: O texto abaixo apresenta caráter introdutório, dessa forma, não substitui as aulas e a bibliografia básica indicada.
Fisiologia do Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, relacionando o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula, junto com o sistema endócrino, as respostas adequadas. Não é afetado somente pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno tendem a não serem percebidas conscientemente. Denominamos de estímulos às mudanças do meio que afetam ao sistema nervoso. Resumindo, o sistema nervoso é responsável pela coordenação, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos, mantendo um equilíbrio dinâmico entre o meio externo com o meio interno (homeostase).
Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central e
Sistema Nervoso Periférico. O SNC é uma porção de recepção de estímulos, de comando e desencadeamento de respostas. O SNP é formado pelas vias que conduzem os estímulos ao SNC ou que levam até aos orgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central. O
SNC está constituido da medula espinhal e o encéfalo, já o SNP compreende os nervos cranianos (12) e espinhais (33), os gânglios e as terminações nervosas.
Sistema Nervoso Central: é formado pelo encéfalo que se aloja no interior do crânio e a medula espinal que é a porção do sistema nervoso central que ocupa o canal raquidiano. O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios. Todos os órgãos do sistema nervoso central estão revestidos por três membranas chamadas meninges: a mais interna -