Fisiologia Sistema Digestório
A concentração de lipídeos do bolo alimentar no estômago, estimula as células I que liberam CCK. Esse hormônio fecha o piloro, para que haja um tempo maior de digestão das gorduras no estômago antes de ir para o duodeno. Há estímulos vindos da CCK e da secretina que chegam até o piloro, para que o alimento permaneça mais tempo no estômago.
2. Gastrina: onde é produzida e qual a sua função?
É produzida pelas céls. G presentes no antro do estômago e também no duodeno.
Ela estimula as cél. Parietais (secretam HCl) e digere proteína (produzem pepsinogênio). Também estimula a regeneração da Mucosa.
3. Quais fatores estimulam a liberação de gastrina?
É estimulada pela distensão antral e produtos da secreção proteica. Também é estimulada pelo nervo vago através do odor, aroma, etc. Cafeína e álcool também estimulam.
4. Explique quais os tipos celulares das glândulas estomacais e quais as suas secreções.
Células Parietais: secretam HCl e também secretam fator intrínseco.
Células Principais: secretam pepsinogênio e lipase gástrica.
Células Mucosas Superficiais: secretam muco que protege a parede gástrica.
Células Mucosas Cervicais: secretam muco que lubrifica o bolo alimentar, auxiliando no seu transporte.
Células regenerativas: produzem outras células.
5. Explique o mecanismo de formação de HCl no estômago.
A cél parietal produz HCl, que é a secreção mais importante. A diferença de pH do meio entre as células (apical – basal) é mantido por bombas. A cél. parietal bombeia ativamente H+ para a luz do estômago (fora da célula), que junto com o cloro, forma HCl, tornando o meio mais ácido (pH baixo, entre 1 e 2, pela alta concentração de HCl). Esse H+ vem da reação: CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO3-. As células captam CO2 (da própria cél ou do plasma sg), que reage com a água e produz H+ e bombeia ativamente para fora (lúmem). O cloreto (Cl-) sai por difusão