Fisiologia resumo de artigo
No artigo acima nomeado observa-se um estudo onde busca-se observar a variação temporal do ano de 2000 para o de 2012 quanto ao excesso de peso e obesidade em adolescentes de umas escola privada de Pelotas no Rio Grande do Sul, associado com o tempo de atividade física e de televisão. A amostra do estudo foi composta pelos adolescentes de 14 a 19 anos do ensino médio da escola, matriculados nos anos de 200 e 2012 (excluídos aqueles cujos os pais ou eles próprios não concordaram com a participação no estudo, e aqueles que não frequentavam regularmente as aulas).
Em 2000, uma equipe treinada de estudantes da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas pesou e aferiu a altura dos adolescentes das seis escolas privadas analisadas. Os antropometristas foram submetidos a treinamento específico constituído de leitura e discussão de um roteiro com instruções para a coleta dos dados de peso e altura e posterior exercício pratico e tomada de medidas e padronização, permitindo a comparação da precisão e exatidão das medidas e cálculo do erro técnico intra e Inter observador. No inquérito de 2012, o qual ocorreu entre os meses de junho a agosto, a coleta de dados também foi realizada por estudantes da Faculdade de Nutrição/ UFPel submetidos ao mesmo treinamento e padronização para o trabalho de campo ocorridos no ano 2000. A avaliação prática de atividade física foi realizada a partir do questionário desenvolvido e aplicado na mesma cidade em momento anterior.
Diante dos resultados apresentados, observa-se que o excesso de peso aumentou consideravelmente nesses doze anos e a taxa de obesidade aumentou em quase 100%. Em ambos os inquéritos, maiores prevalências dos desfechos foram encontradas no sexo masculino. Porém ao avaliar a mudança ocorrida de um período para o outro, observa-se que o aumento para a obesidade foi maior entre as meninas, indicando que o problema atinge os dois sexos. O presente estudo não encontrou associação entre as