fisiologia respiratoria
MAKESIA STHEFANINE MAIA
MARIA ADRIANA CORDEIRO ALMEIDA
RENATA EWELLYN SOUSA SOMBRA
RELATORIO DE FARMACOBOTANICA
IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO
SANTAREM-PARA
INTRODUÇÃO
Os amidos e as féculas são compostos de origem vegetal, classificados como poliholosideos (polímeros de glicose) e constituídos por duas cadeias de polissacarídeos ; amilose linear e amilopectina ramificada. Ultiliza-se o nome amido quando obtido de órgãos vegetais aéreos e féculas quando de órgãos subterrâneos.
Apresentam-se como pós finos de coloração esbranquiçada , constituídos por grânulos de tamanhos , formas e estratificações variáveis. O grão de amido e constituído de hilo (ponto inicial de formação) e lamelas ou estrias (zonas claras e escuras). Na analise microscópica devem ser observadas característica como a forma, presença de lamelas, tipo de hilo e estado de agregação, complexo com os polissacarídeos, principalmente amilose. Por este motivo ultiliza-se como corante a glicerina iodada ou o lugol.
No Brasil são considerados oficias os amidos de milho, arroz e trigo e as féculas de batata e mandioca por constarem de farmacopeia Brasileira.
Os amidos e as féculas tem grande importância em farmacognosia, microscopicamente auxiliam na identificação de fármacos e na pesquisa de falsificação.
METODOS
Preparaçao do lugol diluído
Em um vidro de relógio pequeno adicionar 1 a 2 gotas de lugol e 9 gotas de agua destilada
Técnica 1 ; Ultilizar as raspas da batata
Raspar a batata com o auxilio do bisturi
Colocar o liquido branco sobre a lamina
Adicionar 1 a 2 gotas de lugol diluído
Cobrir com lamínula e observar no microscópio
Resultado
Técnica 2Retirar um fragmento fino do tubérculo de batata com o auxilio de uma lamina de bisturi
Adicionar na lamina com 1 a 2 gotas de lugol e observar no microscópio
Resultado