Fisiologia respirat ria
Limites da difusão e perfusão
Quanto maior afinidade de um gas a Hb -> menor sua resistência na passagem ao capilar,ou seja,menor sua pressão parcial(Pa).
A ligação do co com a Hb é muito forte ->formando a carboxihemoglobina,se mais mols de CO ficam ligado a Hb pq a ligação é forte,menos sobra dissolvido no plasma do eritrocito,então a resistência ao passar pelo sangue será baixa
3 gases em estudo: NO2,O2 e CO ...tendo o comportamento de CO comparável ao do CO2......Obs:Para todo e qualquer gas,é necessário haver diferenças de pressão entre um lado e outro da barreirapara ocorrer a Difusao,caso contrario,ela nao acontece.
Obs : Se houver alteração nas leis de fick(ex.alteracao na espessura da barreira),TODOS os gases serão limitados pela Difusao. -Para o CO2/CO sua ligação é muito forte com a Hb,formando-se a carboxiHb(CO+Hb),então enfrenta menor resistenciaao passar no sangue,independentemente da quantidade de sangue que chega nos capilares alveolares,este gas consegue se difundir da mesma maneira,ou seja,NAO tem limite de perfusão.Agora,sob patologia,algo que faca diminuir a área de superfície respiratória ou algo que aumente a BHG,ai há limite por difusão,mas nao perfusão.O CO/CO2 apresenta limite apenas pela sua própria capacidade de atravessar a BHG,e nao pela quantidade de sangue que chega.
Há três maneiras do co2 ser transportado pelo sangue : bicarbonato;ligado a Hb(saturação de CO/CO2) e outra dissolvida no plasma(Paco2 ou PaCO).
PA ...patm...Pa(pressão parcial arterial)
No2 apresenta limite de perfusão.
O CO2 só apresenta limite de difusão sob presença de patologias(aumento da bhg).
-Para o NO2 sob alta pressão (hiperbárica) : ele atravessa BHG,ai ele nao se liga em nada com a Hb,com isso,ele fica totalmente dissolvido no plasma,elevando sua pressão parcial arterial,se a pressão parcial desse gas no sangue é alta em relação a pressão parcial no alvéolo,com isso nao haverá trocas gasosas,daí,pra que aumente a troca