Fisiologia - Questões
O trato gastro intestinal é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus). O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.
2. Como ocorre o controle neural da motilidade do sistema gastrointestinal? O aparelho digestivo apresenta um sistema nervoso intrínseco, que vai desde o esôfago até o ânus, sendo responsável pelo controle dos movimentos e secreções. No entanto, os estímulos nervosos simpáticos e parassimpáticos alteram o grau de atividade do sistema nervoso intrínseco. Enquanto que os estímulos parassimpáticos aumentam o grau de atividade os parassimpáticos causam a diminuição desta atividade.
O sistema nervoso intrínseco é constituído por duas camadas de neurónios e fibras conectoras, tendo a mais externa o nome de plexo mioentérico ou de Auerbach e a mais interna recebe o nome de plexo submucoso ou de Meissner. A estimulação do plexo mioentérico, de forma a desencadear um aumento de atividade, origina vários tipos de respostas, como aumento da intensidade e frequência das contrações rítmicas, da velocidade de condução das ondas excitatórias ao longo digestivo e da contração tônica.