Fisiologia Nervoso I
Quanto ao SNC:
1.Descrever suas funções gerais, reconhecendo sua regulação e modo de ação.
2.Conhecer os componentes, explicando suas funções e detalhando as áreas corticais.
3.Determinar sua unidade morfofuncional.
4.Definir a composição da substância branca e cinzenta.
Objetivos de Aprendizagem:
1. Revisar os componentes do SNC.
2. Analisar a fisiologia do SNC, relacionando as suas funções.
3. Entender o neurônio e seu papel como unidade funcional do SNC.
4. Compreender o mecanismo da geração e propagação do impulso nervoso (sinapse, neurotransmissores).
5. Descrever as áreas do SNC e relacioná-las com suas funções.
O sistema nervoso divide-se em central (encéfalo e medula espinal) e periférico (nervos cranianos e nervos espinais). O sistema nervoso é composto basicamente por dois tipos de células: os neurônios e as células de sustentação.
Neurônio: unidade morfofuncional do sistema nervoso central
São responsáveis por responder a estímulos físicos e químicos, conduzir impulsos eletroquímicos e liberar reguladores químicos. A maioria dos neurônios não se divide por mitose, mas muitos podem regenerar uma porção que foi cortada ou desenvolver novos ramos sob determinadas condições. Os neurônios, geralmente, possuem 3 regiões principais:
1. Corpo celular ou pericário: é a porção que contém o núcleo. É nele que macromoléculas são produzidas. Existe também áreas que possuem uma grande quantidade de RER, essas são chamadas de corpúsculos de Nissl e não estão presentes nos dendritos e no axônio. Os corpos celulares do SNC podem ser reunir em grupos denominados núcleos (não confundir com núcleo da célula. O agrupamento dos corpos celulares do SNP é denominado de gânglio.
2. Dendritos: são ramificações finas que saem do citoplasma. Eles recebem o impulso e o transmitem para o corpo celular.
3. Axônio: Conduz o impulso para longe do corpo celular. A origem do axônio próximo do corpo celular é denominada proeminência axônica.