fisiologia humana
1 – Resumo
A obesidade é considerada grave problema de saúde publica, eis que é fator de aumento do risco de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, diabetes entre outras. Este trabalho se propôs a estabelecer o perfil da composição corporal dos alunos de 9 a 10 anos da rede municipal de Ipatinga- MG. Os dados foram coletados no dia 09/09/2014, sendo avaliados os seguintes itens: peso, altura, cintura, quadril, percentual de água, percentual de gordura, percentual de massa magra.
2 – Introdução
A composição corporal é a preparação entre as diferentes componentes corporais e a massa corporal total, sendo normalmente expressa pelas porcentagens de gordura e massa magra. Pela avaliação de composição corporal, podemos, além de determinar os componentes do corpo humano de forma quantitativa, utilizar os dados obtidos para detectar o grau de desenvolvimento e crescimento de crianças e jovens e o estado dos componentes corporais de adultos e idosos (Heyward e Stolarczyk, 2000).
A sua análise detalhada permite a quantificação de grande variedade de componentes corporais e torna-se de extrema importância porque permite determinar a quantidade total e regional de gordura corporal (Fragoso e Vieira, 2000).
É neste sentindo, que a avaliação da Composição Corporal se revela como extraordinariamente importante. Existem várias formas de fazê-lo, no entanto, as mais precisas são bastante dispendiosas e morosas. Porém, existem formas indiretas de calcular a Composição Corporal, que são mais acessíveis a todos os níveis.
A importância do entendimento da composição corporal e da performance motora para a saúde humana, a classificação da obesidade como doença pela Organização Mundial da Saúde e analisando os estudos populacionais realizados, cabe a seguinte indagação:
Enquanto elementos evidenciados de saúde, como se apresentam a composição