fisiologia humana
Fisiologia Humana
Educação Física
4º° semestre
VICTOR ZAMONEL R.A. : 1299475364.
EDNEI LUIS DE OLIVEIRA RA 6659431492
MARCELO ALEXANDRE PIRES CORREIA R.A. 8047772194
DANILO CLETO RA 8098924189
Professor:Marcelo Conte
Sorocaba – SP
2014
Potencial de Ação
Um potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
Potenciais de ação são mensageiros essenciais para a linguagem neuronal. Provêm controle rápido e centralizado, além de coordenação, de órgãos e tecidos. Eles podem guiar a maneira em que a anatomia vai evoluir
Potencial de ação:
Limiar
Despolarização
Repolarização
Hiperpolarização
Período Refratário
Potencial de ação vem através de um estimulo, onde ativa os dentritos do neurônio,ocorrendo a abertura das comportas do corpo celular, e assim ocorre a despolárização, aberturas dos canais de voltagem dependentes de sódio com a entrada significativa de NA+ no Lic e alternância da carga elétrica gerando um impulso elétrico.
Logo após o impulso elétrico ocorre a repolarização,ou seja fechamento do canal de voltagem dependente de sódio e abertura do canal de voltagem dependente de potássio promovendo assim a nova alteração da carga elétrica. No período refratário, momento no qual o neurônio fica temporariamente incapaz de propagar qualquer tipo de estimulo com intensa atividade da bomba de sódio (NA+) e potássio (K+)
Bomba de sódio e Potássio
As substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor