FISIOLOGIA HUMANA
Sistema Nervoso Autônomo
Definição: parte do SNC e do SNP que agem no controle involuntário do corpo (vida vegetativa) controlando a função outros órgãos (ex: coração, vasos, pupila, vias aéreas, tubo digestivo, etc)
Divisões e características do SNA
São formados por dois neurônios em serie: primeiro neurônio (ou pré-ganglionar) e segundo neurônio ou pós-ganglionar. O corpo celular do primeiro neurônio está no SNC (encéfalo ou medula espinhal); seu axônio sai do SNC e passa a fazer parte do SNP; este axônio faz sinapse com o segundo neurônio nos gânglios do SNA.
SNA simpático
Origem: na medula espinhal, parte torácica e lombar; por isto é a divisão tóraco-lombar.
Primeiro neurônio mielinizado e com axônio curto (o gânglio fica perto da coluna vertebral); o primeiro neurônio libera acetilcolina que se liga a receptores colinérgico nicotínico neural na membrana do segundo neurânio; O segundo neurônio e amielinico tem axônio longo e faz sinapses com os órgãos efetores como coração e outros; libera adrenalina e noradrenalina (nor/epinefrina) que se ligará a receptores adrenérgicos alfa ou beta na membrana do órgão efetuador.
SNA parassimpático
Origem: no bulbo e medula espinhal sacral, por isto é a divisão crânio-sacral.
Primeiro neurônio é mielinizado e tem axônio longo (o gânglio está perto ou nos órgãos inervados); o primeiro neurânio libera o acetilcolina como no simpático; O segundo neurânio e amielinico tem axônio curto e faz sinapses com os órgãos efetores como coração e outros; o segundo neurônio libera acetilcolina que liga a receptores colinérgicos muscarinicos na membrana do órgão efetuador.
Comparação com inervação eferente somática aos músculos esqueléticos
Inervação por um só neurônio (motoneurânio) com corpo celular no SNC; axônio mielinizado e sinapse com células musculares através de acetilcolina em receptores colinérgicos nicotínicos tipo M (muscular)
Alguns aspectos adicionais do SNA
Grande parte dos órgãos