Fisiologia humana : função celular
Nas condições de repouso esse potencial é negativo no interior da membrana. O potencial na membrana é causado por diferenças nas concentrações iônicas dos líquidos intra e extracelulares. Especialmente importante é o fato de que o líquido intracelular contém concentração muito elevada de íons potássio, enquanto que, no líquido extracelular, a concentração desse íon é muito reduzida; exatamente o oposto ocorre com o íon sódio: concentração muito elevada no líquido extracelular e muito reduzida no líquido intracelular.
Os potenciais de membrana desempenham papel fundamental na transmissão dos sinais neurais, bem como no controle da concentração muscular, da secreção glandular e, sem qualquer dúvida, em muitas outras funções celulares.
Diferenças de concentração Iônica através da membrana neural.
A membrana de um axônio possui a mesma bomba de sódio-potássio que é encontrada em todas as outras membranas celulares do organismo.Essa bomba transporta íons de sódio desde o interior do axônio para o exterior, enquanto que,ao mesmo tempo, transporta íons potássio para o interior.
Desenvolvimento do potencial de membrana
Para se explicar como surge o potencial de membrana, é necessário que se compreenda que a membrana axônica em repouso é quase que impermeável aos íons sódio, mas muito permeável aos íons potássio.Como resultado, o íon potássio, altamente concentrado no interior da membrana, tende sempre e passar para fora do axônio e, em verdade sempre passa alguns íons. Uma vez que os íons potássio possuem carga positiva sua passagem para o exterior carrega eletricidade positiva para esse mesmo exterior. Por outro lado no interior da fibra existem grandes quantidades de moléculas de proteínas, portadoras de cargas negativase essas moléculas não saem da fibra. Conseqüentemente, o interior da fibra nervosa torna-se muito