Fisiologia Humana - Diretrizes da Hipertensão
COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSOR: MAURO
MÉTODOS DE MENSURAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL
DIRETRIZES DE MENSURAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL A mensuração da pressão arterial deve ser realizada em toda avaliação de saúde por médicos das diferentes especialidades e demais profissionais da área da saúde, todos devidamente treinados. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo, nem sempre são realizados de forma adequada. Condutas que podem evitar erros são, por exemplo, o preparo apropriado do paciente, uso de técnica padronizada e equipamento calibrado. O método mas utilizado para aferição da pressão arterial na prática clínica é o indireto, com técnica auscultatória e esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, ambos calibrados. Abaixo segue as instruções de como realizar esse procedimento no método AUSCULTATÓRIO:
PREPARO DO PACIENTE PARA A AFERIÇÃO DA PA
1. Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medida. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou após o procedimento.
2. Certificar-se de que o paciente NÃO: • está com a bexiga cheia • praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos • ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos • fumou nos 30 minutos anteriores.
3. O paciente deve estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou 4o espaço intercostal), livre de roupas, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido.
PROCEDIMENTO DE AFERIÇÃO DA PA
1. Obter a circunferência aproximadamente no meio do braço. Após a medida selecionar o