Fisiologia Feminina - Menstruação
O que é menstruação?
A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero num ciclo em que não houve fecundação. Ela é percebida através de um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas, mas ou menos. A quantidade de sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias.
Ciclo menstrual.
1ª. Fase – o primeiro dia da menstruação, início do ciclo (descamação do endométrio)
2ª Fase – Proliferativa, os estrogênios determinam a recuperação do endométrio, crescimento glandular e a multiplicação das células do estromal.
3ª Fase – fase do crescimento tardio, a progesterona induz o entortilhamento das glândulas que passam a funcionar, determinando edema do estroma.
4ª Fase – Isquêmica, se o óvulo não for fertilizado, o corpo amarelo degenera, os efeitos estrogênicos e progestacionais declinam, alterações vasculares acentuadas que ocasionam a isquemia da camada funcional.
A menstruação
A menstruação ocorre devido à ação dos hormônios ovarianos sobre o revestimento interno da parede do útero (endométrio). Esses hormônios produzem a multiplicação das células do endométrio, fazendo com que ele cresça e se torne mais espesso. Tudo isso para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando a fecundação não acontece ou o ovo não consegue se fixar no endométrio, esse processo é interrompido. A produção de hormônios cai abaixo de determinada quantidade e o endométrio (agora maior) perde seus mecanismos de sustentação e desprende-se do útero. Este tecido é eliminado, junto com pequena quantidade de sangue, pela vagina: é o fluxo menstrual.
Durante a menstruação:
Durante os 4 dias aproximadamente em que ocorre o fluxo menstrual, há uma perda de cerca de 30 ml de sangue puro (cerca de 3 colheres de sopa), apesar de o volume eliminado corresponder a 200 ou 300 ml (cerca de 2 xícaras), pois, além de sangue, a menstruação contém também restos de tecidos da parede do útero. Quando a mulher está em condições normais