Fisiologia End crina
A Endocrinologia era definida como uma disciplina relacionada as “secreções internas do corpo”. O conceito original do sistema endócrino estabelecia que os hormônios
(substâncias químicas liberadas por tipos específicos de células) eram carreados pela corrente sangüínea para agirem em células-alvo distantes. Este conceito sugeria que a secreção de um hormônio era induzida por modificação específica do meio ambiente corporal; com a liberação do hormônio e sua ação subsequente sobre a célula-alvo a homeostasia física e química era alcançada.
Esta noção homeostática básica deu origem a um quadro cada vez mais complexo da missão e do conceito do sistema endócrino: regulação da proliferação e diferenciação celular, o crescimento e a manutenção corporal, a massa corporal e seus componentes, a reprodução, a senescência e o comportamento. As células-alvo da ação hormonal também são diversificadas e incluem outras células produtoras de hormônios.
Em conjunto os sistemas nervoso e endócrino coordenam o funcionamento de todos os sistemas corporais. São sistemas de sinalização, funcionam pelo processo estímulo resposta. O sistema nervoso controla as atividades corporais por meio dos impulsos nervosos, conduzidos ao longo dos axônios dos neurônios. Nas sinapses estes impulsos provocam a liberação de neurotransmissores. As glândulas liberam moléculas mediadoras, hormônios, na corrente sangüínea. O sangue circulante leva os hormônios a todas as células. Os sistemas nervoso e endócrino são coordenados como um supersistema interligado, chamado sistema neuroendócrino. Certas partes do sistema nervoso estimulam ou inibem a liberação de hormônios, que por sua vez podem promover ou inibir a geração de impulsos nervosos. O sistema nervoso leva à contração muscular e faz com que as glândulas secretam mais ou menos os seus produtos.
Características em comum do Sistema Nervoso e Endócrino
Neurônios e células endócrinas podem:
1) secretar para dentro da corrente