Fisiologia do Sistema hipotalâmico hipofisário_2015

3656 palavras 15 páginas
1

Galeno viveu entre os anos 129 e 201 depois de Jesus Cristo. Neste período, escreveu cerca de
400 livros sobre medicina e seus conhecimentos foram amplamente difundidos até o século
XVII. Galeno ficou conhecido por realizar várias descobertas baseadas em experimentos com macacos, já que na época não era permitido estudar anatomia através do corpo humano. Entre elas, Galeno observou que o prolongamento ventral do hipotálamo, em forma de funil, terminava em uma massa glandular envolvida por rico aporte sanguíneo. Entretanto, o verdadeiro significado do hipotálamo como controlador de todas as funções hipofisárias só foi descoberto no século XX.

2

O hipotálamo possui diversos núcleos cerebrais que regulam a homeostasia corporal através de complexas conexões com outros centros cerebrais incluindo o tronco encefálico, complexo amigdalóide, núcleo accúmbens, área septal, sistema límbico e córtex cerebral.

3

4

O hipotálamo recebe sinais vindos de diversas fontes no sistema nervoso. Assim, quando uma pessoa é exposta a dor, parte da sinalização da dor é transmitida para o hipotálamo. Do mesmo modo, quando uma pessoa experimenta um pensamento depressivo ou excitante poderoso, uma porção do sinal é transmitida para o hipotálamo. Os estímulos olfativos que denotam cheiros agradáveis ou desagradáveis transmitem fortes componentes de sinais diretamente e através do núcleo amigdalóide para o hipotálamo. Até mesmo as concentrações de nutrientes, eletrólitos, água e diversos hormônios no sangue excitam ou inibem diversas porções do hipotálamo. Assim, o hipotálamo é o centro coletor de informações relativas ao bem-estar interno do organismo, e grande parte desta informações é utilizada para controlar secreções dos vários hormônios hipofisários globalmente importantes.
Figura da esquerda: AVP = arginina vasopressina ou hormônio antidiurético (ADH). Hormônios

liberados pelas glândulas adrenais (supra-renais) e gônadas, tais como glicocorticóides e progesterona, funcionam,

Relacionados