Fisiologia Do Exerc Cio222
1133 palavras
5 páginas
Fisiologia do ExercícioFisiologia: Estudo do funcionamento do organismo durante o repouso para a manutenção da homeostase.
Fisiologia do exercício: Estudo do funcionamento do organismo estando o individuo em atividade física.
Homeostase: (Equilíbrio do metabolismo estando o individuo em Repouso). Homeostase geralmente refere-se a um ambiente interno relativamente constante em condições sem estresse, resultante de muitas respostas reguladoras compensatórias.
Metabolismo: Conjunto das reações químicas que acontecem no interior celular (Anabolismo e Catabolismo).
Steady- state: Equilíbrio do metabolismo estando o individuo em exercício. Estado estável não significa que o ambiente interno esteja completamente normal, mas que ele não está se alterando.
Obs: A glândula tireoide controla o metabolismo. Um exemplo útil de se fazer a distinção entre esses dois termos é o caso da temperatura corporal durante o exercício. Por exemplo, durante 60 minutos de exercício submáximo com carga constante em ambiente termoneutro (com baixa umidade e baixa temperatura), a temperatura central atinge um nível novo e estável em até 40 minutos após o início. Graficamente, representaríamos esse estado como um platô, pois a temperatura é constante. Entretanto, essa temperatura constante é superior à temperatura corporal normal em repouso e, consequentemente, não representa uma condição homeostática verdadeira. Por essa razão, o termo homeostase é, em geral, reservado para descrever condições normais de repouso, e o termo estado estável é frequentemente aplicado ao exercício em que a variável fisiológica em questão (no exemplo, temperatura corporal) não se altera, mas pode não ser igual ao valor de repouso “homeostático”. (até os 40 minutos, temperatura constante, formação do platô graficamente falando. Pós 40 minutos, temos mudança no gráfico) https://fisioexblog.wordpress.com/2013/03/22/homeostase-e-estado-estavel/ Ajustes: São todas as variáveis que são alteradas durante o