Fisiologia do Estômago
Glândulas Anexas – estruturas macro
Glândulas salivares – produz saliva
Pâncreas – produz suco pancreático (secreção com enzimas e bicarbonato)
Fígado – produz a bile que tem participação bastante importante no processo de digestão de gordura
Saliva
Primeira secreção liberada na cavidade oral que desempenha várias funções . Basta para a geração de um bolo alimentar homogêneo passível de ser deglutido sem gera desconforto esofágico, não sendo necessária a ingesta de água.
Particularidades de cada região - Secreções Gástricas
Região 1 – As células secretam predominantemente:
Muco - também é constituinte da secreção gástrica e tem o mesmo papel que tem na boca e no esôfago, proteção contra agressão química e mecânica. Bicarbonato - ação tamponante então contribui para neutralizar a presença de substancias ácidas contidas nos alimentos e de uma certa maneira vai contribuir para neutralizar a acidez que é produzida no estomago .
Região 2 – células mais variadas assim vão produzir:
H +e Cl - - o que vai produzir nessa região um ambiente ácido adequado para que a digestão proteica possa acontecer
Muco e bicarbonato – mesma função
Pepsinogênios – constituem zimogênios que vão dar origem as pepsinas (formas ativas da enzima que é responsável essencialmente pela digestão de proteínas que ocorre no estômago)
Lipase gástrica - como a lipase lingual tem um efeito muito pouco significativo pois seu efeito exige primeiramente a ação da bile nas gorduras, não é considerada uma enzima muito significativa pois não tem ação da bile na cavidade gástrica.
Fator intrínseco – é uma secreção gástrica mas não é uma secreção com atividade enzimaticae também não age no estomago, é secretada por células da mucosa gástrica mas sua função é no intestino como fator de absorção. Essa substancia é necessária para a absorção da vitamina B12 – fator intrínseco abaixo do normal – baixa absorção de vitamina B12 Ex: gastrite crônica – atrofia de