Fisiologia de encéfalo
1.Tronco encefálico: Formado pela medula oblonga (bulbo), pela ponte e pelo mesencéfalo, o tronco encefálico conecta o cérebro à medula espinal. Além de coordenar e integrar as informações que chegam ao encéfalo, ele controla a atividade de diversas partes do corpo. Possuindo três funções gerais: Receber informações sensitivas de estruturas cranianas e controle dos músculos da cabeça; contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal e regular a atenção.
1.aMedula oblonga (Bulbo)
A medula oblonga participa na coordenação de diversos movimentos corporais e possui importantes centros nervosos. Nela localiza-se o centro respiratório, muito importante para a regulação do ritmo respiratório.
Em razão de sua importância com relação às funções vitais, a medula oblonga é muitas vezes chamada de centro vital.
Relaciona-se também com funções vitais como os batimentos cardíacos e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito. Sendo assim uma pancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.
1.bPonte de Varólio
Imediatamente anterior a medula oblonga, as suas funções são muito semelhantes às do bulbo, do qual não é mais que uma continuação. Toda a informação nervosa proveniente da medula espinal atravessa estas duas zonas do encéfalo.
1.cMesencéfalo
Está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre a postura corporal.
Importante para o movimento ocular e o controle postural subconsciente e em ações como o ciclo de despertar/sono e a filtragem de estímulos sensoriais para discriminar os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes que regula a consciência.
2. Cerebelo