Fisiologia das Angiospermas
NECESSIDADES NUTRICIONAIS
No processo de fotossíntese, as plantas utilizam matéria inorgânica (sais minerais) para produzir a matéria orgânica (carboidratos, protéinas, etc.) necessária para a sua sobrevivência. Sendo assim:
Nutrição orgânica: fotossíntese
Nutrição mineral: absorção de sais minerais
Nutrição Vegetal Mineral
Macronutrientes: elementos químicos necessários às plantas em grandes quantidades (ex.: H, C, O, N, S, P, Ca, K e Mg).
Micronutrientes: elementos requeridos em quantidades relativamente pequenas (ex.: Cl, Fe, Na, Cu e Ni).
Se houver deficiência de qualquer elemento, seja macro ou micronutriente, o processo metabólico da planta será afetado, o que compromete a produção de forma quantitativa e qualitativa.
ABSORÇÃO
A absorção de água e nutrientes pelas plantas ocorre principalmente na raiz (pêlos absorventes).
Até atingir o cilindro vascular os materiais absorvidos podem seguir por três caminhos ou vias:
Via Apoplasto: o nutriente move-se exclusivamente sem atravessar qualquer membrana. O apoplasto é o sistema contínuo de pares celulares e espaços intercelulares nos tecidos vegetais (entre células). É um processo passivo de absorção: o movimento do nutriente se dá a favor de um gradiente de concentração. É rápido e reversível.
Via Transmembrana: é aquela seguida pelo nutriente que sequencialmente entra em uma célula por um lado, sai pelo outro lado, entra na próxima célula da série e assim por diante. Nessa rota, o nutriente atravessa pelo menos duas membranas para cada célula (a membrana plasmática na entrada e saída).
Via Simplasto: o nutriente se movimenta de uma célula a outra através dos plasmodesmas (são ligações entre membrana de células que criam pontes citoplásmaticas). O simplasto consiste na rede de citoplasmas celulares interconectados por plasmodesmas (célula por célula). É um processo ativo de absorção (dá-se contra o gradiente de concentração). É lento e irreversível.
Independente da