Fisiologia da Reprodução
Controle Neuroendócrino da Reprodução
Os mecanismos da reprodução são diretamente influenciados por fatores ambientais em função da inter-relação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Esses mecanismos são basicamente controlados pelo hipotálamo e hipófise, que atuam controlando a atividade de outras glândulas, constituindo o sistema hipotalâmico – hipofisiário – gonadal – “uterino”.
*A leptina, a qual é produzida pelos adipócitos, esta diretamente ligada ao mecanismo de saciedade, determinando uma redução na atividade reprodutiva se o animal estiver em condições de balanço energético negativo ou excessivamente positivo (obesidade).
A glândula pineal, localizada na superfície cerebral é responsável pela produção demelatonina. O nível de secreção é modulado pelo estímulo luminoso na retina
(horasluz/dia), interferindo na dinâmica de liberação do fator GnRH, que vai determinar a modulação da ciclicidade em determinadas estações do ano (estação reprodutiva sazonal = égua, ovelha, cabra).
Hipotálamo:
-Apresenta uma função secretora (neurônios endócrinos) de fatores liberadores, ocitocina, etc.
-Esses hormônios de características peptídicas (protéicos) são concentrados e armazenados em lisossomos.
-Liberação do conteúdo das vesículas lisossômicas é desencadeada de acordo com o tipo de estímulo (térmico, luminoso, hormonal, metabólico, etc..) que desencadeia a reação de células superiores, que liberam transmissores como a norepinefrina, dopamina, serotonina, acetil colina, ácido gama amino butírico (GABA), entre outros.
1
www.veterinariandocs.com.br
-Os fatores liberadores hipotalâmicos (neurohormônios, gonadoliberinas), são liberados para adenohipófise, determinando a secreção dos hormônios hipofisários.
-Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH): estimula s liberação de FSH e
LH.
-Hormônio liberador de tireotrofinas (TRH): estimula a