Fisiologia - Contração Músculo Estriado
Para vocês entenderem o funcionamento do coração, vocês tem que entender como que o músculo contrai.
A célula que vai fazer a contração muscular vai ser dividida em sarcolema, o sarcoplasma, o retículo sarcoplasmático e miofibrilas. São nomes para estruturas que vocês já conhecem.
Sarcolema = membrana
Sarcoplasma = citoplasma
Retículo Sarcoplasmático = Retículo Endoplasmático, que faz a regulação do metabolismo do cálcio
E as duas estruturas, com as duas fibras que vão fazer exatamente o princípio de contração muscular, é exatamente os filamentos de actina e miosina.
Quando a gente fala em músculo, a gente esta falando de um musculo inteiro como vocês já aprenderam na anatomia, bíceps, tríceps, o que tentar explicar é como que uma célula consegue encurtar e no processo desse de encurtar, trazer força para esse movimento.
Então nós sabemos que cada musculo é constituído por um conjunto de fibras, e esse conjunto de fibras vai ser constituído por sarcômeros, com células que eu vou mostrar para vocês, que vão ter na sua estrutura filamentos de actina e miosina.
Você tem que lembrar que essa estrutura ganhou um nome, musculo estriado.
Essa imagem esta mostrando a mesma coisa. Eu tenho um musculo, e vocês estão vendo que eu tenho umas fibras mais vermelhas e umas mais claras, que são as fibras vermelhas e as brancas, ou fibras lentas e as fibras rápidas, a gente vai discutir bastante a diferença delas daqui a pouco.
Essa estrutura de musculatura estriada, na verdade ele ocorre por uma sobreposição desses filamentos, de actina e miosina, e cada linha daquela musculatura vai ter um nome.
Faixas I – Claras, apenas actina
Faixas A – Escuras, miosina + Actina
Disco Z – Proteínas filamentosas de actina e miosina
Banda H – Miosina, mais escura
Aqui tem uma imagem para mostrar esse musculo estriado. Eu tenho uma sequencia, duas linhas Z, duas bandas I, duas bandas A, e uma linha H. O que que vai fazer essa estrutura, olha só, a