Fisiologia cardíaca
Termos desconhecidos
Definir: Volemia, débito cardíaco, sangue que chega ao coração, sangue que sai do coração (nomenclaturas), frequência cardíaca, válvula e valva, pré-carga e pós-carga.
Diferenciar contração do M.E.E e M.E.C
Descrever o mecanismo de excitação e condução do potencial de ação do M.E.C
Citar fatores intrínsecos e extrínsecos que regulam a F.C (sobre o nodo sinusal)
Descrever a regulação do débito cardíaco
Caracterizar as fases do ciclo cardíaco (explicar detalhadamente a circulação)
Caracterizar o eletrocardiograma (ECG)
Descrever fatores que regulam a P.A a curto prazo
Caracterizar os princípios básicos da circulação (necessidade, prioridade, calibre venoso e arterial, fluxo, pressão, resistência.)
Termos desconhecidos:
Flutter atrial: Consiste em contrações atriais regulares rápidas (240 – 360 bpm), acompanhadas por um bloqueio atrioventricular (AV) de segundo grau, no qual alguns dos impulsos nervosos provenientes do nó AS não são conduzidos pelo nó AV. http://medmovie.com/cvml/library_id/2608/topic/hrs_0329a/ http://www.hrsonline.org/
Síncope: Desmaio ou síncope é a perda rápida da consciência e da postura, causada pela diminuição temporária do fluxo sanguíneo ao cérebro, com recuperação espontânea e sem alterações na força muscular, na marcha ou fala. A diminuição do fluxo sanguíneo pode ser causada por queda da pressão, diminuição da frequência cardíaca ou mudanças na distribuição do fluxo sanguíneo. A síncope ocorre em média após 10 segundos da cessação do fluxo sanguíneo cerebral.
Hemiparesia: Quer dizer fraqueza (paresia) e hemi (metade, meio), e quer dizer fraqueza de metade do corpo. Não em corte transversal, mas sagital. Assim, falamos de hemiparesia direita ou esquerda. A hemiparesia pode afetar a face, quando então chama-se de hemiparesia completa. Se for do pescoço para baixo, chama-se de hemiparesia incompleta.
Hemiplegia: A paresia é uma fraqueza que não é total, ou seja, ainda há algum grau de