Fisiologia Cardiovascular
“O sistema circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres que permite a comunicação de todas as partes do corpo através do sangue impulsionado pelo coração”.
Sangue – Constituintes e respectivas funções
O sangue é constituído por: ( uma fração líquida – o plasma) ( por células sanguíneas – glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), glóbulos brancos( ou leucócitos) e plaquetas sanguíneas (ou trombócitos).
O plasma
É um líquido de cor amarelada constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidos ou em suspensão proteínas, sais minerais, outros nutrientes, gases e resíduos provenientes da atividade das células.
Desempenha funções de transporte
Os glóbulos vermelhos
São as células mais numerosas do sangue.
Têm a forma de disco bicôncavo (pouco espessas no centro), o que lhes permite passar pelos capilares mais estreitos. Na sua constituição encontra-se um pigmento vermelho – a hemoglobina –que dá a cor ao sangue. A hemoglobina é uma proteína que contém ferro.
Têm como funções: o transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células e tecidos do organismo, onde o trocam por dióxido de carbono.
Os glóbulos brancos
São as células sanguíneas de maiores dimensões e as únicas que possuem núcleo (de diferentes formas).
São menos numerosas do que os glóbulos vermelhos. Têm como função proteger o organismo contra certos microrganismos e agentes estranhos.
As plaquetas
São fragmentos de células, sendo por isso os menores constituintes do sangue, com aproximadamente um quarto do tamanho dos glóbulos vermelhos.
As plaquetas intervêm no processo de coagulação do sangue, que ocorre sempre que os vasos sanguíneos ou um tecido for danificado.
Sistema Circulatório
É constituído pelo coração e por vasos sanguíneos - artérias, veias e capilares.
As artérias são responsáveis pela saída do sangue para as restantes partes do corpo, são mais espessas que as