Fisiologia cardiaca
1) Válvulas semilunares também designada sigmóide, é uma válvula que se encontra na base da artéria aorta e artéria pulmonar e impede que o sangue volte ao coração.
Válvulas atrioventriculares, estas valvas permitem a passagem do sangue apenas no sentido do átrio para o ventrículo.
2) A grande circulação é o movimento do sangue que sai pela aorta e retorna pelas veias cava inferior e superior de volta ao átrio esquerdo.
A pequena circulação ou circulação pulmonar é o movimento do sangue que sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar, passando pelos capilares pulmonares (local onde o sangue entra em contato com o leito alveolar e é oxigenado. Depois de oxigenado o sangue retorna para o átrio esquerdo através das veias pulmonares, seguindo para o ventrículo esquerdo e a grande circulação. 3) O coração é uma bomba dupla, porque o seu lado direito envia o sangue para os pulmões e o lado esquerdo envia o sangue para todo o corpo. Existem, assim, dois circuitos de circulação sanguínea: um do coração para os pulmões e de novo para o coração - circulação pulmonar - e outro do coração para todo o corpo e de novo para o coração – circulação sistêmica. O ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para todo o corpo, tem as paredes mais espessas do que o ventrículo direito, que bombeia o sangue apenas para os pulmões. O lado esquerdo e o lado direito do coração contraem-se ao mesmo tempo. Primeiro, contraem-se as aurículas simultaneamente e, em seguida, contraem-se os dois ventrículos. A sístole é a concentração do músculo cardíaco e a diástole é o seu relaxamento. Quando o coração bate, ouve-se o som familiar de TA-TÃO. O ta é causado pela vibração do coração quando o sangue passa das aurículas para os ventrículos e fecham as válvulas auriculoventriculares. O TÃO é ouvido quando ocorre à vibração pelo fecho das válvulas semilunares, depois de o sangue ter saído dos ventrículos para fora do coração. 1. Durante a primeira