fisiologia artigo
Fisiologia no Mergulho - I
Este é o primeiro de dois artigos dedicados ao tema da Fisiologia no Mergulho. Estes artigos têm como objectivo explicar os fenómenos fisiológicos relacionados com a actividade do mergulho. Neste primeiro artigo abordaremos o sistema circulatório e o sistema respiratório. Estes dois sistemas são os mais afectados pelo ambiente subaquático e têm como objectivo conjunto fornecer nutrientes ao nosso corpo, reagindo às condições produzidas pelos ambientes subaquáticos de uma forma mais visível do que os restantes sistemas do corpo humano.
Sistema Circulatório
O Sistema Circulatório transporta nutrientes e oxigénio do sistema respiratório e digestivo para os diversos tecidos do corpo e carrega de volta excedentes e dióxido de carbono para eliminação. Todas as células do nosso corpo utilizam o oxigénio para converterem energia química em diversos tipos de energia necessária para a vida. Alguns tecidos, mesmo privados de oxigénio, conseguem “suspender” a sua actividade durante várias horas e permanecerem vivos. Por outro lado existem outros que morrem rapidamente sem oxigénio. O cérebro é exemplo destes últimos, morre ao fim de poucos minutos sem oxigénio.
O Sangue
O Sangue é formado por vários componentes, destinados a diferentes funções.
Plasma é o líquido que transporta os nutrientes, químicos e outros do sangue. O plasma é também responsável por transportar gases dissolvidos incluindo o dióxido de carbono e o azoto.
Glóbulos Vermelhos (eritrócitos) transportam a maioria do oxigénio necessário aos tecidos do corpo via Hemoglobina, uma proteína que facilmente se liga e desliga com o oxigénio. Sem hemoglobina, o sangue teria de circular entre 15 a 20 vezes mais rápido para fornecer o oxigénio suficiente ao corpo. Os glóbulos vermelhos formam aproximadamente 45% do sangue.
Quando o sangue atinge os tecidos, a hemoglobina liberta o oxigénio, ficando livre para carregar dióxido de carbono até aos