Fisiologia Animal
Informações gerais:
Glândulas mamáriasPresença de pelos.
Diferenciação regional da coluna vertebral
Caixa craniana aumentada
"Topo" da cadeia evolutiva, possuindo todos os sistemas completetosReprodução sexuada.
Sistema nervoso: Sistema nervoso bem mais complexo do que os demais. Os dois hemisférios cerebrais, resultantes desta evolução, são originários do telencéfalo e possuem muitas circunvoluções na sua superfície, caracterizando a maior complexidade dos cérebros dos mamíferos. Estes dois hemisférios estão ligados entre si pelo corpo caloso. O neopalio é o local da memória e de construção e reconstrução do passado, sendo considerado o centro da inteligência dos mamíferos.O cérebro é o centro de controle dos movimentos e do equilíbrio. Outra estrutura típica do cérebro dos mamíferos é a ponte, um centro de reles. O sistema nervoso central dos mamíferos (cérebro mais a medula espinhal) está recoberto por três camadas protetoras ou meninges: a pia-máter), a segunda meninge ou aracnoide, e a mais externa, a dura-máter.
Sistema digestivo: Muitos são herbívoros, outros são carnívoros e os onívoros, que se alimentam de carne e também de plantas. Depois de mastigados e insalivados na boca, os alimentos são engolidos e levados até o estômago. Ao passarem por várias transformações, seguem do estômago para o intestino delgado, onde os nutrientes passam para o sangue, através das paredes deste órgão. Assim, as substâncias nutritivas podem ser distribuídas pelo corpo do animal. Os resíduos dos alimentos seguem para o intestino grosso, que absorve a água e forma as fezes, que são mandadas para fora do corpo pelo ânus.
Sistema circulatório: Formado pelo coração e vasos sanguíneos (artéria, veias e capilares). O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.O sangue carregado de oxigênio (arterial) circula pela metade esquerda do coração, enquanto o sangue rico em gás carbônico (venoso) circula pela metade direita. Não ocorrendo mistura.