Fisiocratas
1.Introdução
Os séculos XVII e XVIII foram muito promissores para as ciências econômicas. Foi neste período que começaram a surgir os grandes pensadores e estudiosos que viriam a formular teorias que tentavam explicar a realidade econômica da época partindo da observação da realidade que vivenciavam.
Neste contexto, surge a Escola Fisiocrática, com origem francesa e que defendia a existência de uma ordem natural, com base na qual a sociedade deveria ser organizada. Os fisiocratas acreditavam que somente a agricultura é que poderia gerar um excedente e assim formularam suas teorias partindo do princípio da agricultura como centro da geração de riqueza na sociedade.
Uma grande evidência do destaque dado pelos fisiocratas à agricultura é o seu Tableau Economiqué, em que mostravam através de um diagrama a distribuição da renda pelas três classes da sociedade, sendo que no final a renda retornava aos proprietários de terras.
Posteriormente surgem Adam Smith e David Ricardo dando início à Escola Clássica e propondo grandes alterações ao que havia sido exposto até então pelos fisiocratas e mercantilistas. Ambos surgiram