fisio
Dores nas costas e pernas devido ao excesso de peso podem ser atenuadas com a ajuda dos fisioterapeutas
ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 07/01/2015
Helder Montenegro FISIOTERAPEUTA - CREFITO 7277/CE
ESPECIALISTA MINHA VIDA
JÁ AJUDOU 14 PESSOAS
Um estudo divulgado na revista científica Lancet neste ano, 2014, aponta que o Brasil é o quinto país com o maior número de pessoas com obesidade. O primeiro lugar do ranking é ocupado pelos Estados Unidos, seguido por China, Índia e Rússia. De acordo com a pesquisa, mundialmente existem 2,1 bilhões de pessoas acima do peso, um salto em relação a 1980, com o número chegava a 875 milhões.
A obesidade é determinada quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está igual ou acima de 30. Esse problema causa a redução da expectativa de vida porque, normalmente, está associado à outras doenças como: hipertensão arterial,diabetes melittus, cardiopatias, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva, apneia do sono, entre outras. Por isso, uma maneira de atuar sobre essas doenças e, inclusive, na obesidade é por meio da fisioterapia.
Fisioterapia para tratar a dor pela sobrecarga do excesso de peso
Normalmente, pessoas obesas sofrem com problemas posturais e, por consequência, apresentam dores na coluna, pernas e outras regiões do corpo. Os exercícios fisioterápicos atuam melhorando os padrões posturais de modo que consegue diminuir dores e alterações musculoesqueléticas resultantes da sobrecarga que o excesso de peso pode causar tanto nas costas como em outras áreas.
Descubra seu peso ideal
Sua meta de peso é saudável?
Parte superior do formulário
DESCOBRIR
Parte inferior do formulário
Diante disso, a fisioterapia atua na prevenção ou recuperação da mobilidade física do indivíduo, bem como tem ação direta na diminuição de dor muscular, tensão e espasmos. Outras vantagens é que por meio das atividades fisioterápicas é possível melhorar o