Fisio Vegetal
CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
FISIOLOGIA VEGETAL
AULA PRÁTICA I: TERMODINÂMICA
COLEGIADO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ACADÊMICOS: Alexandre de Lima
Aline Santos
Drysiane Bayestorff
Luana do Valle
Sandra M. Chaneiko.
UNIÃO DA VITÓRIA
2015
INTRODUÇÃO
A termodinâmica estuda as relações entre o calor trocado e o trabalho realizado, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
O calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos. Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. Tendo como primeira lei da Termodinâmica – Lei da Conservação de Energia. Essa lei diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação, ou seja, em um sistema qualquer nada se cria e nada se perde, tudo se transforma. Energia Potencial: armazenada, Energia Cinética: movimento.
: Variação de energia; : Variação de calor : Trabalho.
A segunda lei envolve situações em que o calor é transformado em outras formas de energia, ou seja, em um sistema qualquer, caso não ocorra entrada de energia, a energia final será sempre menor que a energia inicial. Energia potencial Energia Cinética ENERGIA
Reações Exergônicas ou exotérmicas: Libera energia.
Reações Endergônicas ou endotérmicas: Absorve energia.
METODOLOGIA
No laboratório do curso de Ciências Biológicas, foram realizados três experimentos para observações das reações de trocas energéticas, sendo realizado por cinco acadêmicos, utilizando os seguintes materiais: