Fisico
Avaliação da atividade da peroxidase em carambola em diferentes estádios de maturação.
Após a colheita de frutas e hortaliças pode ocorrer uma grande perda das mesmas devido a ação de enzimas. Essas enzimas as peroxidases pertencem a um grupo denominado oxiredutases que realizam a óxido-redução que pode levar a deterioração das frutas e hortaliças durante o armazenamento. A pesquisa desse grupamento de enzimas vendo sendo cada vez mais utilizada já que a continuidade da atividade enzimática pode levar a alterações consideráveis na cor, aroma, textura e até mesmo no teor de vitaminas.
Uma técnica quem vem sendo muito utilizada para inibir a ação da peroxidase nos determinados alimentos é a do branqueamento que é muito utilizada para o congelamento de frutas e vegetais, essa técnica consiste em um tratamento térmico onde se submete o alimento a altas temperaturas e em seguida a baixas temperaturas tendo como objetivo inativar as enzimas que possam causar deterioração aos alimentos.
Com a maturação do alimento ocorre também o aumento da atividade enzimática sendo assim iremos observar dados do comportamento enzimático da peroxidase solúvel de carambola e ionicamente ligada a diferentes estádios de maturação. O procedimento foi realizado da seguinte forma, foram adquiridas carambolas de diferentes estabelecimentos na região de Maringá os graus de maturação determinados para a pesquisa foram: verde, 1/3 madura e madura.
A seguir estão descritos os procedimentos realizados nos diferentes testes que foram realizados com a carambola.
Determinação da atividade enzimática em diferentes phs.
Foram preparados extratos brutos das diferentes carambolas para determinar qual seria o melhor pH para a extração da enzima, no entanto antes desse procedimento as carambolas foram lavadas com água destilada e ai sim homogeneizadas em liquidificador com solução