Fisico-Química
A densidade (ρ) de uma substância é a massa (m) por unidade de volume (V). A unidade em que é expressa a densidade segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) é o kg/m3, apesar de se utilizar também o g/cm3 para sólidos e líquidos e o g/dm3 para gases. Uma quantidade adimensional parecida é a densidade relativa, d, é uma constante física que estabelece uma comparação entre a densidade de um determinado elemento com a densidade de outro. Nos sólidos e nos líquidos, é comum utilizar a água destilada a 4ºC como padrão para determinar a densidade relativa destes, uma vez que a densidade da água a esta temperatura é 1g/cm3 , logo a densidade relativa e a densidade são expressas pelo mesmo valor numérico. = â ( ) á° No entanto, para determinar a densidade relativa de gases, toma-se como padrão a densidade do ar atmosférico ou do hidrogênio, quando estes se encontram à temperatura de 0ºC e à pressão de 1 atm.
A viscosidade (propriedade dos fluidos) é resistência ao escoamento. Quanto maior for a viscosidade do líquido, mais lento é o escoamento.
O viscosímetro de Ostwald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo de vazão de um líquido de viscosidade conhecida, geralmente água, e do líquido cuja viscosidade se deseja determinar. A equação abaixo nos permite determinar a viscosidade relativa do líquido:
Onde η, d e t são, respectivamente, o coeficiente de viscosidade dinâmica, a massa específica e o tempo de escoamento de igual volume dos líquidos 1 e 2 (este último sendo o padrão).
O experimento foi realizado com o intuito de praticar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, com o objetivo de estudar a velocidade de difusão dos gases com base em experimento, demonstrando e aplicando a Lei de Graham. Comparando os resultados obtidos experimentalmente com os dados previstos teoricamente.
2.