fisico quimica
1. Introdução teórica
Viscosidade ou coeficiente de viscosidade de um líquido mede a resistência ao escoamento sob tensão, é uma grandeza física frequentemente associada às propriedades dinâmicas dos fluidos, nos quais se incluem gases, vapores, líquidos, material plásticos, ou mesmos grãos de matéria sólida. A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume. Por exemplo, o óleo de soja utilizado para cozinhar é mais viscoso que a água, embora seja menos denso. Para substâncias de constituição molecular simples, e em aplicações típicas, a viscosidade é uma característica do fluido que depende da temperatura, mas não depende da velocidade de escoamento, por exemplo. Porém, para fluidos constituídos de moléculas mais complexas, como polímeros e biopolímeros, a viscosidade pode variar em função de outros parâmetros, além da temperatura, como pressão e velocidade de escoamento e mesmo o tempo, e cada viscosidade dependem do seu meio.
Por virtude das moléculas dos líquidos serem muito mais próximas umas com as outras, sua viscosidade é maior que do gás, com espaçamento é pequeno e as forças intermoleculares contribuem para a resistência ao escoamento.
Porque a molécula no interior de um líquido é atraída pelas suas vizinhas de modo aproximadamente igual, não experimenta nenhum desbalanceamento de forças em qualquer direção particular. Uma molécula na superfície de um líquido é atraída pelas suas vizinhas, é atraída em direção ao interior do líquido.
A maneira de medir a viscosidade e usando o Viscosímetro de Ostwald, aparelhos em que geralmente se determina o tempo que certo volume de líquido leva a escoar- se através de um orifício de pequeno diâmetro.
2 – Materiais e reagentes
Cronômetro;
Pera de borracha;
Picnômetro;
Pipetas de 10 mL;
Solução de sacarose a 15%