fisico quimica
Catarina Garcia nº10
Turma: 3 Ano:10
Prof: Salomé
Disciplina: Física e Química Introdução Fundamentos Teóricos
Medição de massas, volumes e temperaturas, usando diversos instrumentos adequados:
A medida de uma grandeza é o resultado da operação chamada medição e exprime-se através de um número, geralmente acompanhado de uma unidade apropriada. Uma medição pode ser direta ou indireta. Na medição direta compara-se a grandeza a medir com uma unidade da mesma espécie. Na medição indireta, aplica-se uma fórmula que relaciona a grandeza a medir com outras grandezas medidas diretamente.
Densidade (ou massa volúmica) de uma substância:
Cada substância é caracterizada por um conjunto de propriedades físicas e químicas sendo uma delas a densidade. Essas propriedades são também chamadas constantes físicas e permitem, no seu conjunto, identificar e reconhecer cada substância por entre outras.
A densidade absoluta ou massa volúmica de uma substância é a massa existente em cada unidade de volume dessa substância. Representa-se pela letra grega r (lê-se “ró”), e o seu valor obtém-se pelo quociente entre a massa de uma amostra da substância em estudo e o seu respectivo volume.
Medir a massa de uma amostra é uma operação que se denomina, vulgarmente, “pesagem”. O instrumento necessário para essa operação é a balança que geralmente está graduada em gramas. Existem vários tipos de balanças, com alcance e sensibilidade diversas, que exigem uma técnica de pesagem. Posto isto, a densidade de um mesmo material é influenciada pela temperatura assim como pelas mudanças de estado. A unidade do Sistema Internacional (SI) de densidade é o kg/m3. Usualmente, as densidades de sólidos e de líquidos exprimem-se em unidades diferentes da unidade do SI, que são: g/cm3 e kg/dm3.
Por vezes, usa-se uma