FISICO-QUIMICA
APL 1.1. QUEDA LIVRE
QUESTÃO PROBLEMA
Dois atletas com “pesos” diferentes, em queda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?
FUNDAMENTO TEÓRICO: A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravítica. A única força que atua sobre o corpo é a força gravitacional, por isso o seu movimento é retilíneo com uma aceleração constante, a aceleração da gravidade. OBJETIVO: Realizar as experiências necessárias para determinar a aceleração da gravidade, utilizando corpos de massas diferentes.
MATERIAL E EQUIPAMENTO: Esferas de diferentes massas (2 ou 3), 1 conjunto de células fotoelétricas, 1 digitímetro, 1 tubo, fios de ligação, pinças de mola, suportes universais e nozes.
PROCEDIMENTO:
1. Medir e registar a massa de cada um dos corpos.
2. Efetuar a montagem de acordo com as figuras:
Montagem 1 – O conjunto de células encontram-se juntas na extremidade inferior do tubo. Medir a distância entre as células (Δy);
Montagem 2 - As células encontram-se uma na extremidade inferior e outra na extremidade superior do tubo.
3. Realizar três ensaios de queda livre para cada uma das montagens, deixando cair, o corpo sempre da mesma altura (extremidade superior do tubo – montagem 1) e junto à célula superior (montagem 2) para que a velocidade inicial seja nula.
4. Registar numa tabela, para cada um dos ensaios:
O tempo (Δt1) que o corpo levou a percorrer a distância entre o conjunto de células que se encontram unidas. Com a média dos valores determinar a velocidade final da esfera.
O tempo (Δt2) que o corpo levou a percorrer a distância entre o conjunto de células que se encontram afastadas. Com a média dos valores determinar o tempo gasto no percurso, ou seja, tempo de queda.
PÓS-LABORATÓRIO:
1. Determinar:
a. O módulo da velocidade com que o corpo passou no 2º conjunto de células unidas.
b. A variação