Fisica2
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
F Í S I C A II - DINÂMICA (folha 2) ALUNO: | RA: |
1 - FORÇAS DE ATRITO
ATRITO DINÂMICO
Considere um livro apoiado sobre uma mesa (figura 1a). Pela aplicação de uma força ele atinge, após certo tempo, uma velocidade v (figura 1b), Quando cessa a força, a velocidade diminui até o livro parar (figura 1c). Interpretamos esse fato considerando uma força de resistência oposta ao movimento relativo dos corpos, chamada força de atrito dinâmico (figura 1d).
A força de atrito é devida às rugosidades das superfícies em contato e às forças de adesão entre as moléculas das duas superfícies. As rugosidades se interpenetram e as forças de adesão entre os pontos de contato formam "microssoldas", dificultando o movimento de um corpo em relação ao outro. Quando há movimento, a experiência mostra que a intensidade da força de atrito, dentro de uma boa aproximação, é proporcional à intensidade da força normal FN:
Nessa fórmula, μd é uma constante de proporcionalidade chamada coeficiente de atrito dinâmico.
A força normal FN entre as superfícies em contato tem intensidade igual ao próprio peso P ou sua componente Pn = P cos ϴ, nos casos simples indicados na figura 2.
01 - Um bloco de massa m = 10 kg movimenta-se numa mesa horizontal sob ação de uma força horizontal F de intensidade 30 N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa é μd = 0,20. Sendo g = 10 m/s2, determine a aceleração do bloco.
02 - Um bloco de massa m = 5,0 kg realiza um movimento retilíneo e uniforme numa mesa horizontal, sob ação de uma força horizontal F de intensidade 10 N. Sendo g = 10 m/s2, determine o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa.
03 - Um bloco é lançado sobre um plano horizontal com velocidade de 30 m/s e percorre 90 m até parar. Considere g = 10 m/s2 e calcule o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano.
04 - Dois corpos A e B de massas mA = 1 kg e mB = 2