Fisica
A Bota de Unna é extremamente útil na medida de terapia compressiva. Dessa forma, contribui com o aumento do retorno venoso, além de funcionar como elemento de proteção da pele. Com a manutenção da pele íntegra, devido aos seus constituintes activos, a Bota de Unna ainda aumenta a função de bomba venosa, diminuindo os edemas presentes.
Contra indicações:
A Bota de Unna está contra indicada nos casos de:
* Arteriopatia periférica; * Insuficiência cardíaca descompensada; * Trombose venosa periférica; * Alergia aos componentes ativos.
Aplicação:
A aplicação deve ser efetuada após o tratamento pré- orientado pelo médico especialista, o que, de maneira geral, deverá ser da seguinte forma:
* Lavagem do membro afetado; * Secagem cuidadosa do membro; * Manter o pé em um ângulo de 90 graus em relação à perna, a qual deve estar elevada e nunca pendente; * Realizar a envoltura com a faixa logo abaixo dos dedos do pé, continuando até a parte inferior do joelho; * Deve-se efetuar as voltas, sobrepondo os círculos em 50 a 75% do anterior; * Evite a constrição excessiva da faixa, pois pode trazer grandes desconfortos ao portador; * A Bota de Unna deverá ser trocada semanalmente, ou mais amiúde no caso de exsudado abundante ou diminuição acentuada do inchaço; * O paciente com Bota de Unna deve ser instruído a manter a perna seca e a usar um calçado confortável e largo; * Deve ser também instruído a evitar ambientes muito quentes devido à sensação de picada que a Bota provoca com o calor.
* As úlceras são patologias muito comuns aos portadores de insuficiência venosa. Após diversos avanços na área da medicina, ficou comprovada a eficácia no tratamento dessas feridas com o uso rotineiro das Botas de