Fisica
ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL I
PROFESSORA: JUREMA DE CASTRO
ENSAIO DE CHAMA
GRUPO:
ANA KATARINA ANJO DOS ANJOS
ANA PAULA DONATO BERNARDES
CAMILA NUNES DA SILVA FERREIRA
MARCELA MASCARENHAS DE SOUSA
PATRICIA ESTRELA DA SILVA GARCIA
SALVADOR
2010
UNIVERSIDADE SALVADOR
TÍTULO DO EXPERIMENTO: ENSAIO DE CHAMA
DATA DO EXPERIMENTO: 25/08/2010
ALUNAS: ANA KATARINA ANJOS DOS ANJOS; ANA PAULA DONATO BERNARDES; CAMILA NUNES DA SILVA FERREIRA; MARCELA MASCARENHAS DE SOUSA; PATRICIA ESTRELA DA SILVA GARCIA
SALVADOR
2010
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
O objetivo do experimento é identificar os elementos mais eletropositivos, os cátions das substâncias, através das cores que estas emitem quando submetidas ao aquecimento e verificar a relação do que foi observado com o modelo atômico de Bohr.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A matéria é constituída por partículas - os átomos, que sua vez é, em escala menor, composto por prótons, nêutrons e elétrons.
Ernest Rutherford, em 1991, descobriu que o átomo possui, no centro, um núcleo no qual se concentra praticamente toda sua massa, onde estão localizados os prótons e os nêutrons. Os elétrons, descobertos por J. J. Thompson poucos anos antes, localizavam-se ao redor do núcleo. Não se sabia exatamente como esses elétrons se dispunham e quais suas relações com o núcleo. Max Planck – 1900: referia-se à radiação de corpo negro, e sua proposta deu início ao que hoje é conhecido como teoria quântica. Ele dizia que a energia não é emitida de forma contínua, mas sim em blocos (quantum), com quantidades discretas de energia.
E = h.f, onde h é a constante de Planck, igual a 6,62 × 10-34 Js-¹
A teoria quântica permitiu que Niels Bohr, em 1913, pudesse formular algumas leis para explicar o modelo pelo qual os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico. A primeira lei era que os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo, a segunda lei era que um átomo