FISICA
MIRIAM JENNIFER, JANSER GABRIEL, FERNANDA LAGUILHON, GABRIEL PONCE
OS FUNDAMENTOS
DA FÍSICA
Cuiabá-MT
2015
AS FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA
INTRODUÇAO: A necessidade do ser humano de compreender o ambiente que o cerca e explicar os fenômenos naturais é a gênese da física. Em física clássica estudamos a força de atrito de escorregamento entre corpos, a força de atração gravitacional entre massas, a força eletromagnética, de atração ou de repulsão entre cargas elétrica e magnética, que age em cargas elétricas em movimento num campo magnético. De um modo geral, em todos os fenômenos físicos estão envolvidos apenas quatro tipos de interações fundamentais, representadas por quatro diferentes forças: a força gravitacional, a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca.
FORÇA GRAVITACIONAL
É a de interação entre massas. A força gravitacional entre dois prótons tem intensidade 1036 vezes menor, do que a correspondente força de repulsão elétrica entre essas partículas. Entretanto, sua intensidade pode assumir valores elevados, pois como se sabe da lei da gravitação universal é proporcional às massas que interagem e normalmente os astros tem massas elevadas. Por isso, a força gravitacional tem grande importância na Astronomia e na Cosmologia, explicando a movimentação dos astros do Universo, bem como a formação de estrelas, galáxias e sistemas planetários. É a menos intensa das quatro forças.
FORÇA ELETROMAGNETICA A força eletromagnética é a que existe entre partículas eletrizadas, englobando as forças elétricas e as forças magnéticas. A ligação entre os elétrons e os núcleos atômicos e a