Fisica
Disciplina: Física
Professora: Maria Tereza
Tema: Relatório de aula prática: Quantidade de calor – Derretimento do Chumbo.
Componentes do grupo: Luiz Fernando, Pamela Cristina e Yasmin Claro.
Números: 20, 25, 38.
Série: 2 º ano do ensino médio B.
Piracaia - SP
2014
Introdução
Como todos devem saber, os materiais possuem a capacidade de alterar seu estado físico de acordo com sua temperatura, isso porque quando um determinado corpo é aquecido ou resfriado, suas partículas tendem a ficar mais separadas ou mais juntas, determinando se o mesmo estará sólido, líquido ou gasoso. Além disso, uma troca de calor pode determinar o tamanho dos objetos exatamente pelo mesmo motivo: moléculas juntas por pequena intensidade de vibração, corpo menor, moléculas separadas por grande intensidade de vibração, corpo maior.
Existem diversas formas de obter a mudança de estado físico da matéria, seja propositalmente ou involuntariamente. As maneiras involuntárias podem ser resumidas com a constante troca de calor que há entre os corpos ou com o ambiente, sem nenhuma interferência do homem. Um bom exemplo disso é a precipitação da chuva, que acontece, principalmente, através da convicção: quando o ambiente apresenta - se muito quente, ocorre uma grande evaporação da água, que é levada para enormes altitudes pelos ventos verticais, tendo como consequência o resfriamento do vapor, ocasionando assim a chuva. A mudança de estado proposital tem a principal função, para nós humanos, de aquisição de materiais, como é o caso do ferro. Para se adquirir esse elemento é necessário um processo específico, que consiste na fusão do minério hematita, na separação de sua escória e no refinamento do seu mais importante produto, o ferro gusa.
Como dito anteriormente, para que ocorra uma mudança de estado físico, uma substância em questão deve ganhar ou perder temperatura, consequentemente calor. Na física essa transição de energia que ocorre para a