Fisica
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
MEDIDAS, CONVERSÕES E INCERTEZAS
Felipe Bruschi, Gabriel Pegoraro
e-mails: fbruschi@ucs.br , gabriel@tgmmaquinas.com.br
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado a relação aplicada para encontrar o valor do número pi e também relações para encontrar o valor da gravidade.
Na matemática, o número é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Será demonstrado o processo de coleta de medidas para ser feito o cálculo da relação perímetro pelo diâmetro. Através de um pendulo será mostrado como é encontrado o valor da gravidade.
Revisão bibliografica
PI, o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro, é a mais antiga constante matemática que se conhece. É também um dos poucos objetos matemáticos que, ao ser mencionado, produz reconhecimento e ate mesmo interesse em praticamente qualquer pessoa alfabetizada.
Apesar da antiguidade do nosso conhecimento do PI, ele ainda é fonte de pesquisas em diversas áreas. Com efeito, dentre os objetos matemáticos estudados pelos antigos gregos, há mais de 2 000 anos, Pi é um dos poucos que ainda continua sendo pesquisado: suas propriedades continuam a ser investigadas e procura-se inventar novos e mais poderosos métodos para calcular seu valor, sendo que a divulgação desses resultados constitui uma das raras ocasiões em que vemos a Matemática atingindo os meios de comunicação de massa.
A gravidade é uma força física que a Terra exerce sobre todos os corpos no respectivo centro. Também se trata da força de atracação dos corpos em razão da sua massa.
A gravidade relaciona-se com o peso, isto é, a força de gravidade que exerce a massa do planeta sobre todos os objetos que se encontram dentro do seu campo de gravidade. Foi o físico, matemático, filósofo e